Congresso Mundial da AFPLP reúne farmacêuticos de língua portuguesa no próximo ano
O encontro decorre em Maputo, Moçambique.
Texto de Ana Rita Cunha
Os farmacêuticos de língua portuguesa vão reunir-se entre os dias 25 e 27 de novembro de 2026, no âmbito do XV Congresso Mundial da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP), em Maputo, Moçambique.
O encontro constitui uma oportunidade para reforçar ligações, trocar experiências e debater o futuro da profissão, abordando temas centrais, como a sustentabilidade dos sistemas de saúde e o desenvolvimento da profissão farmacêutica.
A ANF vai estar envolvida na organização do congresso, que junta farmacêuticos de sete países, num regresso aos encontros presenciais, após a interrupção provocada pela pandemia de COVID-19. São eles Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
«É com imensa alegria e orgulho que celebramos este regresso presencial. (…) Esperamos reunir farmacêuticos de todo o espaço lusófono para construir juntos caminhos sustentáveis e inovadores para a Saúde», afirma a presidente da AFPLP, Bélia Muchanga Cueteia, no respetivo website.