Dignitude apoiou mais de 42 mil pessoas no acesso ao medicamento em 10 anos de compromisso com a saúde
A Associação Dignitude assinalou o seu décimo aniversário com uma conferência, que contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, e da antiga ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira.
Texto de Rita Justo | WL Partners
O acesso digno ao medicamento e a importância do empreendedorismo social na resposta a diversos desafios da sociedade foram os destaques na conferência que assinalou os dez anos da Associação Dignitude, no passado dia 4 de novembro, no auditório da Associação Nacional das Farmácias.
Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde, marcou presença e enalteceu o papel da Dignitude na sua “missão profundamente humana de apoiar famílias mais vulneráveis” através do Programa abem:.
Já Paula Dinis, presidente da Associação Dignitude, destacou a importância do trabalho desenvolvido através do Programa abem:, que já apoiou mais de 42 mil pessoas e permitiu a dispensa de mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos.
Um dos destaques foi a apresentação da marca DIGNITUDE MAIS. Maria João Toscano, diretora executiva da Dignitude, explicou que este novo projeto pretende “ampliar o impacto social e assegurar a autonomia financeira da organização”, ao disponibilizar a parceiros locais uma plataforma tecnológica única, que lhes permita implementar o seu próprio projeto de empreendedorismo social no terreno.
A conferência teve como keynote speaker Duarte Fonseca, empreendedor social e consultor, e incluiu uma mesa-redonda, moderada pel Jornalista Ana Peneda Moreira, com a participação de Marta Albuquerque, vice-presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, João Pedro Machado, presidente da Fundação Ageas, Mafalda Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Alijó, e Catarina Tacanho, diretora-geral das farmácias do Grupo Correia Rosa.
Ema Paulino, presidente da ANF, encerrou o evento reafirmando o compromisso do setor farmacêutico com a missão da Dignitude e com o Programa abem:. “É com profundo orgulho que as farmácias se assumem como parceiras ativas do Programa abem:. As farmácias conhecem as pessoas pelo nome, escutam-nas e cuidam delas. É assim que garantimos que ninguém fica para trás”, sublinhou.
Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde, e Miguel Ginestal, diretor-geral da APIFARMA, também enalteceram o trabalho meritório da Dignitude.