Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Dispensa em proximidade é prioridade na saúde

O tema esteve em destaque na conferência anual da Plataforma Saúde em Diálogo.

Texto de Rita Justo | WL Partners e Maria Jorge Costa

A Plataforma Saúde em Diálogo realizou na passada quarta-feira a sua conferência anual, dedicada ao tema “Acesso ao Medicamento: Mais equidade, mais sustentabilidade & melhor saúde". Reuniu, assim, especialistas, decisores e associações de doentes para debater os desafios e as soluções no acesso a terapêuticas inovadoras no país.

Presente no evento, Álvaro Almeida, diretor executivo do SNS, destacou a prioridade da dispensa de medicação hospitalar em proximidade e o papel central das associações de doentes para «assegurar o bom funcionamento do SNS».

«O acesso ao medicamento é um tema central, e a dispensa em proximidade é prioritária. A principal preocupação desta Direção Executiva é garantir que o SNS esteja próximo de todos os cidadãos», afirmou Álvaro Almeida, reconhecendo alguns constrangimentos na implementação do modelo em todas as Unidades Locais de Saúde. O responsável mostrou-se confiante de que estas dificuldades serão ultrapassadas «nas próximas semanas».

Também Ana Tenreiro, da Direção da ANF, salientou que o acesso à saúde não pode continuar a depender do código postal ou do rendimento: «A dispensa em proximidade não é uma comodidade, é uma questão de justiça e equidade».

Uma das mesas-redondas da tarde abordou precisamente a dispensa de medicação hospitalar em proximidade, legislação que entrou em vigor no final do ano passado e que deverá beneficiar cerca de 150 mil doentes em todo o país.

Durante o debate, a presidente da ANF reforçou a custo-efetividade do modelo: «Este sistema é custo-efetivo para o SNS, para as pessoas e para as próprias ULS. Existe cobertura nacional, e podemos garantir esta entrega em proximidade com a necessária capilaridade.»

Ema Paulino destacou ainda a importância do processo de reclassificação de medicamentos de uso exclusivo hospitalar, de modo a integrá-los no circuito do medicamento. Ambos os projetos, sublinhou, devem avançar em paralelo, assegurando maior acessibilidade às pessoas que vivem com doença.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.