Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Falha de mercado provocou episódios de desmaio»

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Medicamentos em falta trazem consequências para os doentes.​

Texto de Sandra Costa

Nem sempre existem alternativas na área cardiovascular, o que torna a falha de medicamentos nas farmácias realmente complicada. Daniel Ferreira exemplifica com o Gutron, um medicamento muito eficaz para alguns tipos de síncopes de repetição, fenómeno caracterizado pela perda de consciência e postura erecta, vulgarmente conhecido como desmaio. «O seu desaparecimento súbito do mercado fez com que os doentes ficassem sem uma alternativa idêntica, o que provocou novos episódios». Mais tarde, o Gutron regressou ao mercado, através de outro laboratório. No barómetro do CEFAR ficou o registo de 674 embalagens em falta em 2017.

Noutros casos pode «desaparecer» do mercado uma determinada dosagem. Foi o caso recente, no Hospital da Luz Lisboa, do Adalat CR 30, que «desapareceu do sistema de dispensa de prescrição médica electrónica», como refere o cardiologista.

Outros medicamentos cuja falta tem sido sentida na área da cardiologia são o Micardis e o Pritor, ambos com a substância activa telmisartan, usados no tratamento da hipertensão arterial. Miguel Silva Mendes detectou, em Janeiro passado, a falta de atorvastatina + ezetimiba, vendido sob os nomes de marca Atozet  e Orvatez. A falta do Atozet fez-se sentir também no interior do país e obrigou Lurdes Pestana, de 69 anos, moradora na aldeia de Melo, a deslocar-se até Gouveia, a dez quilómetros, para conseguir comprar o medicamento que usa para controlar o colesterol.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.