Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Farmacêutico Carvalho Guerra condecorado

​​​​​​​O primeiro bastonário da Ordem dos Farmacêuticos recebeu a Grã-Cruz do Infante D. Henrique.

Texto de Sónia Balasteiro

O Presidente da República condecorou no dia 5 de Setembro Francisco Carvalho Guerra, antigo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. 

Marcelo Rebelo de Sousa recordou, durante a cerimónia, a dedicação do farmacêutico à sociedade civil, e o seu empenho nas áreas da ciência, educação e ética. «À sua classe, de que foi bastonário há quase 50 anos, à universidade em geral e à Universidade Católica do Porto, de que foi o verdadeiro instituidor», referiu o chefe de Estado. O Presidente elogiou ainda Carvalho Guerra pela «visão mais justa e equilibrada das várias parcelas de que se forma o todo nacional».



A Ordem do Infante D. Henrique distingue «quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores».

Francisco Carvalho Guerra já tinha sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, em 1995, concedida pelo Presidente da República à época, Jorge Sampaio. Recebeu ainda, em 2003 a Comenda de São Gregório Magno, pelas mãos do Papa João Paulo II.

Carvalho Guerra nasceu no lugar de Oliveira, em Braga, em 1932. Completou o curso profissional de Farmácia da Escola Superior de Farmácia da Universidade de Lisboa, a licenciatura em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Doutoramento na Universidade do Porto. Realizou estágios de especialização na Washington University e na Worcester Fondation for Experimental Biology.

Foi professor catedrático jubilado da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, vogal da Comissão Permanente de Investigação da NATO e o primeiro presidente e co-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas.

Além do farmacêutico, foram agraciados: Jorge Novo Palma, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis; José Alberto Fangueiro da Mata, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis; Maria Teodora Osório Pereira Cardoso, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; Alexandre José Linhares Furtado, com a Grã-Cruz da Instrução Pública; e John P. Cann, com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.