Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Farmácia a 20 segundos

​​​​​​​Linha de assistência farmacêutica 1400 bate recordes de resposta.​

Texto de Carina Machado e Carlos Enes

Demorou cinco dias a ser criada, como resposta ao primeiro confinamento geral devido à pandemia de COVID-19, decretado a 19 de Março de 2020. Um ano depois, resolveu problemas a 80 mil portugueses. O tempo médio de atendimento é de 20 segundos, o melhor de todas as linhas de aconselhamento em Saúde existentes em Portugal. Como resultado, os utilizadores dão 4,53 valores ao serviço, numa escala de 1 a 5. Um inquérito de satisfação, a que responderam 1.460 pessoas, indica que 73 por cento recomenda o serviço a terceiros.

Desde 24 de Março que os portugueses têm acesso às farmácias a partir de chamadas telefónicas gratuitas, de qualquer rede, para o número 1400. O serviço também já está disponível online, no endereço www​.1400safe.pt. Uma equipa de 23 operadores assegura a resposta imediata às chamadas e mensagens electrónicas. Receberam formação específica para apoiarem os cidadãos no planeamento de visitas às farmácias, e na reserva e encomenda de medicamentos.

Quando um medicamento sofre falhas de abastecimento, o serviço é a melhor solução para encontrar as farmácias mais próximas com embalagens ainda disponíveis. Mediante reserva, garante a quem contacta que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio asseguradas em todo o país.

O aconselhamento farmacêutico é a regra, sem excepções. Antes de libertar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.

O recurso à Linha 1400 é particularmente recomendado à noite, em especial após a saída de uma urgência hospitalar ou em caso de necessidade súbita de um medicamento urgente. Durante este período, os operadores identificam rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e com disponibilidade para responder aos pedidos das pessoas, evitando assim deslocações desnecessárias.

«A Linha 1400 nasceu com a pandemia, mas a sua missão não se esgota nela: ser uma ponte eficiente e segura entre os portugueses e as farmácias no novo normal», declara a responsável pelo centro de atendimento, Marisa Gomes. O serviço tem vindo a evoluir, acrescenta, sempre em dois eixos claros: «melhoria contínua e adaptação do serviço às necessidades das pessoas». O apoio prestado aos doentes na Operação Luz Verde, para o acesso aos medicamentos hospitalares na farmácia comunitária, e o apoio logístico à campanha “Vacinação SNS Local”, contra a gripe, foram exemplos da abrangência do serviço neste primeiro ano de actividade.


Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.