Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Farmácias comunitárias sob pressão na Alemanha

O documento "German Pharmacies: Figures, Data, Facts, 2025" reflete os desafios colocados às farmácias comunitárias alemãs.

Texto de Ana Rita Cunha

 

O número de farmácias comunitárias na Alemanha, que tem vindo a diminuir significativamente, atingiu o valor mais baixo desde o final da década de 1970.

Esta é uma das principais conclusões do anuário estatístico “German Pharmacies: Figures, Data, Facts, 2025”, publicado pela ABDA – União Federal das Associações Alemãs de Farmacêuticos, que oferece uma visão abrangente das tendências recentes nos setores farmacêutico e da saúde na Alemanha e não só.

O relatório, publicado a 16 de julho, reflete os desafios colocados às farmácias comunitárias no país, com especial foco no seu encerramento. O número de farmácias na Alemanha tem vindo a diminuir de forma acelerada desde 2009.

No final de 2024, existiam apenas 17.041 farmácias comunitárias, o que corresponde ao número mais baixo desde o final da década de 1970. Simultaneamente, a abertura de novas farmácias tem vindo a decrescer de forma significativa.

Uma das principais razões apontadas para este cenário é a política de saúde vigente no país, que coloca as farmácias comunitárias, cuja remuneração não é atualizada há 12 anos, perante complexos desafios económicos e financeiros, que geram uma elevada pressão.

O documento aborda outros temas relevantes para o setor, como a vacinação nas farmácias, a escassez de medicamentos na Europa e o enquadramento legal das farmácias europeias.

A ABDA defende os interesses dos farmacêuticos comunitários na Alemanha e promove cuidados de saúde integrados e de excelência. Internacionalmente, tal como a ANF, a entidade alemã integra o Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) e o World Pharmacy Council (WPC).

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.