Farmácias dispensaram mais de 2.800 bombas de insulina em 2025
A integração das farmácias no processo foi um «sucesso», segundo a DGS.
Texto de Ana Rita Cunha
As farmácias comunitárias dispensaram, entre 1 de janeiro e 30 de outubro do ano passado, mais de 2.800 bombas de insulina automáticas a pessoas com diabetes tipo 1, no âmbito do regime excecional de comparticipação destes dispositivos médicos. Os números divulgados pelo INFARMED estão em linha com a meta definida pelo Governo para a dispensa de cerca de 3.000 bombas de insulina até ao final de 2025.
«A inclusão das farmácias comunitárias nesta estratégia do SNS foi determinante para melhorar a acessibilidade das pessoas elegíveis aos dispositivos e respetivos consumíveis, garantindo o acesso seguro e em proximidade em todo o país, com impacto significativo na qualidade de vida destas pessoas e no controlo da diabetes», sublinha a presidente da ANF, Ema Paulino.
Os resultados corroboram o papel fundamental das farmácias comunitárias no acompanhamento das pessoas com diabetes, bem como na acessibilidade aos medicamentos e dispositivos médicos indispensáveis ao controlo desta condição.
A Direção-Geral da Saúde afirmou, igualmente, que os resultados são positivos e que a intervenção das farmácias comunitárias foi um verdadeiro «sucesso». Segundo a DGS, a inclusão das farmácias no processo permitiu «acelerar o acesso a estes sistemas, com impacto positivo na qualidade de vida, no controlo da diabetes e na equidade no acesso para os doentes elegíveis».