Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Farmácias dispensaram mais de 2.800 bombas de insulina em 2025

A integração das farmácias no processo foi um «sucesso», segundo a DGS.

Texto de Ana Rita Cunha

As farmácias comunitárias dispensaram, entre 1 de janeiro e 30 de outubro do ano passado, mais de 2.800 bombas de insulina automáticas a pessoas com diabetes tipo 1, no âmbito do regime excecional de comparticipação destes dispositivos médicos. Os números divulgados pelo INFARMED estão em linha com a meta definida pelo Governo para a dispensa de cerca de 3.000 bombas de insulina até ao final de 2025.

«A inclusão das farmácias comunitárias nesta estratégia do SNS foi determinante para melhorar a acessibilidade das pessoas elegíveis aos dispositivos e respetivos consumíveis, garantindo o acesso seguro e em proximidade em todo o país, com impacto significativo na qualidade de vida destas pessoas e no controlo da diabetes», sublinha a presidente da ANF, Ema Paulino.

Os resultados corroboram o papel fundamental das farmácias comunitárias no acompanhamento das pessoas com diabetes, bem como na acessibilidade aos medicamentos e dispositivos médicos indispensáveis ao controlo desta condição.

A Direção-Geral da Saúde afirmou, igualmente, que os resultados são positivos e que a intervenção das farmácias comunitárias foi um verdadeiro «sucesso». Segundo a DGS, a inclusão das farmácias no processo permitiu «acelerar o acesso a estes sistemas, com impacto positivo na qualidade de vida, no controlo da diabetes e na equidade no acesso para os doentes elegíveis».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.