Farmácias integram estudo sobre lúpus
A iniciativa conta com mais de 100 farmácias aderentes.
Texto de Ana Rita Cunha
As farmácias comunitárias estão a participar no estudo TRANSform, promovido pela Associação de Doentes com Lúpus, uma investigação de âmbito nacional que visa caracterizar o padrão de utilização de medicamentos corticosteroides em pessoas que vivem com Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) em Portugal.
A doença afeta cerca de 0,1% da população portuguesa e o uso prolongado de corticosteroides é um tratamento comum para até 80% dos doentes, o que torna fundamental a recolha de dados do mundo real sobre a sua utilização.
O estudo, de carácter não-intervencional e transversal, consiste num questionário, com duração de cerca de 15 minutos, que pretende caracterizar a população que se encontra em tratamento para o LES, em especial aqueles que recorrem a corticosteroides orais.
A participação é aberta a todos os adultos com um diagnóstico médico de LES, sendo apenas necessário dirigir-se a uma das farmácias comunitárias aderentes até ao final do mês de setembro, ou realizar o agendamento prévio.
O projeto resulta de uma parceria entre a Associação de Doentes com Lúpus, o Centro de Estudo e Avaliação em Saúde (CEFAR) da Associação Nacional das Farmácias (ANF), a AstraZeneca, o ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Universidade da Beira Interior.