Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Farmácias integram estudo sobre lúpus

A iniciativa conta com mais de 100 farmácias aderentes.

Texto de Ana Rita Cunha

 

As farmácias comunitárias estão a participar no estudo TRANSform, promovido pela Associação de Doentes com Lúpus, uma investigação de âmbito nacional que visa caracterizar o padrão de utilização de medicamentos corticosteroides em pessoas que vivem com Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) em Portugal.

A doença afeta cerca de 0,1% da população portuguesa e o uso prolongado de corticosteroides é um tratamento comum para até 80% dos doentes, o que torna fundamental a recolha de dados do mundo real sobre a sua utilização.

O estudo, de carácter não-intervencional e transversal, consiste num questionário, com duração de cerca de 15 minutos, que pretende caracterizar a população que se encontra em tratamento para o LES, em especial aqueles que recorrem a corticosteroides orais.

A participação é aberta a todos os adultos com um diagnóstico médico de LES, sendo apenas necessário dirigir-se a uma das farmácias comunitárias aderentes até ao final do mês de setembro, ou realizar o agendamento prévio.

O projeto resulta de uma parceria entre a Associação de Doentes com Lúpus, o Centro de Estudo e Avaliação em Saúde (CEFAR) da Associação Nacional das Farmácias (ANF), a AstraZeneca, o ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Universidade da Beira Interior.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.