Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Figuras públicas dão voz a doença rara

​​​​​​​​Tay-Sachs é uma doença quase desconhecida. Padrinhos promovem associação DOCE.

Texto de Sandra Costa

Chamar a atenção para um nome que quase ninguém ouviu: Tay-Sachs, uma doença neurodegenerativa rara que condena a infância. Este objectivo juntou António Zambujo, Tânia Ribas de Oliveira, André Sardet, Naide Gomes, Marisa Liz, Nuno Lobo Antunes e Tiago Proença dos Santos. As sete figuras públicas são os padrinhos da associação DOCE, criada para Divulgar e Orientar para Combater e Enfrentar a Tay-Sachs e outras gangliosidoses.
 
A Tay-Sachs surge entre a idade infantil e a adolescência e, para já, é fatal. Afecta o desenvolvimento das crianças, até ao momento normal, e provoca a regressão progressiva das capacidades cognitivas e motoras.

Em Portugal, a atenção sobre a doença foi lançada há meses, quando os pais da Margarida criaram o website Doce Margarida. Conta a história da doença da filha de seis anos e dos apoios que, entretanto, conseguiram. Inês Prazeres e José Vilhena quiseram encontrar outras famílias a viver a mesma realidade. Até agora conhecem-se 14 em Portugal. 

O passo seguinte foi a constituição da DOCE, em Fevereiro, para informar e apoiar pais e familiares, assim como divulgar esta doença. A divulgação é condição essencial para promover a investigação e o diagnóstico precoce. Associação e padrinhos querem ser a voz de um conjunto de crianças que teimam em sorrir e de pais que teimam em não desistir. O lema escolhido, “Desistir não é opção!”, encaixa como uma luva a quem descobre ser pai ou mãe de uma criança com uma doença neurodegenerativa rara e sem cura.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.