Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

FIP aprova plano estratégico para os próximos cinco anos

A ANF colaborou no desenvolvimento dos policy statements aprovados na reunião, sendo que um deles contou com a co-liderança da presidente, Ema Paulino.

Texto de Ana Rita Cunha

 

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) aprovou o Plano Estratégico 2025-2030 durante a reunião do Council, nos dias 30 e 31 de agosto, que antecedeu o 83.º Congresso Mundial, em Copenhaga. A ANF participou na reunião, em representação de Portugal, juntamente com a Ordem dos Farmacêuticos.

O plano estratégico aprovado tem por base seis pilares essenciais. São eles o acesso a medicamentos e a serviços de saúde; os cuidados farmacêuticos centrados na pessoa e no bem-estar; a inovação e a investigação farmacêutica; o reforço dos cuidados farmacêuticos e o desenvolvimento dos profissionais e das equipas; o combate às resistências antimicrobianas; e ainda a liderança e o envolvimento global.

Foram também aprovados policy statements referentes à integração da Inteligência Artificial na prática farmacêutica, ao autocuidado, aos cuidados farmacêuticos centrados nas pessoas, e à intervenção dos farmacêuticos nas doenças não-transmissíveis. A ANF colaborou no desenvolvimento de todos eles, sendo que o último contou com a co-liderança da presidente da Associação, Ema Paulino.

A reunião ficou ainda marcada pela adesão de cinco novas organizações-membro, representantes dos respetivos países, com destaque para os de língua oficial portuguesa: a Guiné-Bissau, representada pela Ordem dos Farmacêuticos e Técnicos de Farmácia (OFTF), e Moçambique, através da Associação de Farmacêuticos de Moçambique (AFARMO).

Por fim, foi reeleito o farmacêutico comunitário português Luís Lourenço, enquanto Professional Secretary para novo mandato de quatro anos. Foram ainda atribuídas as distinções anuais de mérito, com destaque para a professora Filipa Alves da Costa, a quem foi reconhecido o estatuto de fellow da FIP.

A reunião, que juntou as mais de 150 organizações de todo o mundo que integram a FIP, também tomou decisões importantes quanto à evolução da estrutura e à melhor conciliação entre as áreas da prática, ciência e investigação, e o ensino farmacêutico.

Presidente da FIP inaugura Congresso Mundial com apelo para o futuro

«O setor farmacêutico a nível mundial está a evoluir rapidamente com a tecnologia, as mudanças nos cuidados de saúde e o crescente reconhecimento do papel fundamental dos farmacêuticos na cobertura global de saúde centrada nas pessoas», começou por constatar ontem o presidente da FIP, Paul Sinclair, durante a cerimónia de abertura do 83.º Congresso Mundial, que decorre entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, em Copenhaga.

Perante este cenário, Paul Sinclair deixou um apelo aos farmacêuticos comunitários: «Agora é o momento de os farmacêuticos abraçarem estas oportunidades», garante.

Para o presidente da FIP, o plano estratégico aprovado na reunião do Council exige «ações ambiciosas» para aproveitar o panorama atual e as competências dos farmacêuticos e «redefinir a profissão para um futuro brilhante».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.