FIP aprova plano estratégico para os próximos cinco anos
A ANF colaborou no desenvolvimento dos policy statements aprovados na reunião, sendo que um deles contou com a co-liderança da presidente, Ema Paulino.
Texto de Ana Rita Cunha
A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) aprovou o Plano Estratégico 2025-2030 durante a reunião do Council, nos dias 30 e 31 de agosto, que antecedeu o 83.º Congresso Mundial, em Copenhaga. A ANF participou na reunião, em representação de Portugal, juntamente com a Ordem dos Farmacêuticos.
O plano estratégico aprovado tem por base seis pilares essenciais. São eles o acesso a medicamentos e a serviços de saúde; os cuidados farmacêuticos centrados na pessoa e no bem-estar; a inovação e a investigação farmacêutica; o reforço dos cuidados farmacêuticos e o desenvolvimento dos profissionais e das equipas; o combate às resistências antimicrobianas; e ainda a liderança e o envolvimento global.
Foram também aprovados policy statements referentes à integração da Inteligência Artificial na prática farmacêutica, ao autocuidado, aos cuidados farmacêuticos centrados nas pessoas, e à intervenção dos farmacêuticos nas doenças não-transmissíveis. A ANF colaborou no desenvolvimento de todos eles, sendo que o último contou com a co-liderança da presidente da Associação, Ema Paulino.
A reunião ficou ainda marcada pela adesão de cinco novas organizações-membro, representantes dos respetivos países, com destaque para os de língua oficial portuguesa: a Guiné-Bissau, representada pela Ordem dos Farmacêuticos e Técnicos de Farmácia (OFTF), e Moçambique, através da Associação de Farmacêuticos de Moçambique (AFARMO).
Por fim, foi reeleito o farmacêutico comunitário português Luís Lourenço, enquanto Professional Secretary para novo mandato de quatro anos. Foram ainda atribuídas as distinções anuais de mérito, com destaque para a professora Filipa Alves da Costa, a quem foi reconhecido o estatuto de fellow da FIP.
A reunião, que juntou as mais de 150 organizações de todo o mundo que integram a FIP, também tomou decisões importantes quanto à evolução da estrutura e à melhor conciliação entre as áreas da prática, ciência e investigação, e o ensino farmacêutico.
Presidente da FIP inaugura Congresso Mundial com apelo para o futuro
«O setor farmacêutico a nível mundial está a evoluir rapidamente com a tecnologia, as mudanças nos cuidados de saúde e o crescente reconhecimento do papel fundamental dos farmacêuticos na cobertura global de saúde centrada nas pessoas», começou por constatar ontem o presidente da FIP, Paul Sinclair, durante a cerimónia de abertura do 83.º Congresso Mundial, que decorre entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, em Copenhaga.
Perante este cenário, Paul Sinclair deixou um apelo aos farmacêuticos comunitários: «Agora é o momento de os farmacêuticos abraçarem estas oportunidades», garante.
Para o presidente da FIP, o plano estratégico aprovado na reunião do Council exige «ações ambiciosas» para aproveitar o panorama atual e as competências dos farmacêuticos e «redefinir a profissão para um futuro brilhante».