Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

França: Mais vacinas nas farmácias

​​​​​​​As farmácias francesas podem vir a prescrever e administrar as vacinas não vivas que constam do plano oficial do país, já a partir de setembro.​​

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Miguel Ribeiro Fernandes

A Alta Autoridade de Saúde francesa (HAS, na sigla em francês) quer um maior envolvimento das farmácias no processo de vacinação dos cidadãos. O objetivo é conseguir aumentar a cobertura vacinal no país, especialmente junto das pessoas com idades acima dos 16 anos.


O Governo francês está a estudar a recomendação da HAS de possibilitar aos farmacêuticos a prescrição e administração de todas as vacinas inativadas incluídas no programa de vacinação oficial, como as contra a difteria, o tétano, a tosse convulsa, a poliomielite ou a hepatite. A expetativa é de que a medida, após aprovação, possa ser implementada já em setembro.

A proposta da HAS, que encerra um grupo de regras e requisitos de formação a serem cumpridos, vem no seguimento dos bons resultados evidenciados pelas farmácias neste campo da imunização da população. O exemplo mais recente foi o alcançado no curso da pandemia, em que as farmácias francesas, tal como aconteceu com as congéneres do Luxemburgo, Reino Unido, Itália, Bélgica ou Grécia, foram chamadas a vacinar contra a COVID-19. O serviço, contratualizado e remunerado pelo Estado desde março de 2021, permitiu um alívio dos outros operadores do sistema da Saúde e a canalização de esforços para áreas que, de outro modo, seriam deixadas a descoberto. Os números referentes ao mês de janeiro são ilustrativos: os farmacêuticos comunitários foram responsáveis por 60% das imunizações, seguindo-se os médicos, com 25%, e os enfermeiros, com 15%.

A campanha de vacinação contra a gripe 2020-2021 mostra igualmente a vantagem de utilizar a proximidade que as farmácias têm da população para atingir uma maior cobertura vacinal, tendo estas imunizado 3,67 milhões de franceses, logo a seguir aos médicos, que vacinaram 4,88 milhões de pessoas, e à frente dos enfermeiros, responsáveis pela administração de 2,15 milhões de vacinas.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.