Gala da inclusão social
O objectivo do Programa Abem é que os utentes acedam aos medicamentos com dignidade.
Texto de Maria Jorge Costa • Foto de Alexandre Vaz
Uma noite de Verão, em pleno mês de Outubro, acolheu a terceira gala do Programa Abem. O jantar solidário entre farmacêuticos, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores permitiu a angariação de 44 mil euros, que serão integralmente aplicados no apoio aos beneficiários. Este valor garante o acesso de 440 pessoas carenciadas, durante um ano, a todos os medicamentos receitados pelos seus médicos.
O Pavilhão Calos Lopes, em Lisboa, foi o local escolhido para acolher a gala. A fotografia foi a arte em destaque na edição deste ano. Um concurso de fotografia amadora, promovido junto dos farmacêuticos, homenageou o trabalho desenvolvido pelas farmácias em prol da inclusão social. Houve ainda um leilão de três obras doadas pelos fotógrafos consagrados Luís Vasconcelos, Valter Vinagre e Vasco Neves, que registou licitações bem acima do preço-base. Esta receita reverteu igualmente para o Programa Abem.
No final do jantar foi exibido um documentário ficcionado, com recurso a actores, retratando a vida e os problemas de pessoas reais: doentes carenciados beneficiários do Programa Abem. O filme emocionou os presentes, pelo retrato objectivo de uma realidade dura. Um em cada cinco portugueses não consegue aceder a todos os medicamentos receitados pelos médicos devido a dificuldades financeiras.
O Programa Abem nasceu para combater qualquer forma de discriminação no acesso ao medicamento. O objectivo é que os beneficiários acedam aos medicamentos com toda a dignidade, discrição e aconselhamento profissional, na rede de farmácias de todos os cidadãos. A referenciação dos beneficiários é garantida pelas instituições activas no terreno. A Associação Dignitude, promotora do programa, firmou para esse efeito protocolos com a União das Misericórdias Portuguesas, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social e Cáritas Portuguesa.

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas, faz parte da Direcção da Dignitude, promotora do Programa Abem