Impacto dos serviços farmacêuticos na comunidade em Portugal em destaque no Parlamento Europeu
A ida da ANF a Bruxelas decorreu no âmbito de uma sessão organizada pela AFFR, a congénere romena da Associação.
Texto de Ana Rita Cunha
«Portugal é um exemplo de boas práticas ao nível dos serviços farmacêuticos reconhecido em toda a Europa». As palavras são da congénere romena da ANF, a AFFR, que convidou a Associação a «partilhar a sua trajetória e a sua história de sucesso» durante uma sessão no Parlamento Europeu.
Maria Mendes, da Direção de Soluções e Evidência em Saúde da ANF, salientou o papel fundamental das farmácias comunitárias no acesso das pessoas aos cuidados de saúde em Portugal, bem como o impacto relevante dos serviços farmacêuticos na comunidade.
«Todos os dias visitam as farmácias comunitárias em Portugal mais de meio milhão de pessoas», começou por dizer, evidenciando a forte relação de proximidade e de confiança das farmácias com a população.
A participação da ANF na sessão em Bruxelas ficou marcada pelos exemplos da intervenção das farmácias com resultados positivos na saúde das pessoas. É o caso da integração da rede de farmácias na campanha de vacinação sazonal do SNS contra a gripe e a COVID-19, a dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares e o potencial da intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras.