Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

IVA das máscaras e gel desinfectante baixa para 6%

​​​​​​Proposta anunciada pelo primeiro-ministro será aprovada nos próximos dias.​

Texto de Vera Pimenta

O IVA dos equipamentos de protecção individual vai baixar de 23 por cento para 6 por cento. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro na quarta-feira, dia 22 de Abril, no Parlamento. 

Segundo António Costa, a proposta será aprovada pelo Governo num próximo Conselho de Ministros.

A sugestão tinha sido apresentada pelo presidente do PSD, Rui Rio, com o objectivo de garantir o acesso generalizado a máscaras, no âmbito da reabertura gradual da economia durante o surto de COVID​-19.

A medida vem no seguimento do alargamento do uso de máscaras na comunidade, conforme anunciado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). A ministra da Saúde afirmou que o uso de máscara passa a ser recomendado em espaços interiores fechados e com elevado número de pessoas.

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) tem demonstrado o seu apoio à fixação pelo Estado de uma margem máxima de comercialização das máscaras e outros produtos de prevenção do contágio pelo novo coronavírus. 

«Todas as medidas favoráveis à protecção da população merecem a adesão sem reservas das farmácias portuguesas», afirmou o presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.