Já começou o 2.º Congresso SOCFIC
O evento reúne os farmacêuticos ibero-americanos até ao dia 8 de novembro. A presidente da ANF, Ema Paulino, discursou na sessão de abertura.
Texto de Ana Rita Cunha
Teve início na quinta-feira o 2.º Congresso SOCFIC da Farmácia Comunitária Ibero-Americana, que se prolonga até 8 de novembro. Sob o mote “Farmácia Comunitária: mais respostas aos desafios em saúde", o evento decorre nas sedes da ANF e da Ordem dos Farmacêuticos.
O primeiro de três dias de congresso da Sociedade Científico-Profissional de Farmácia Ibero-Americana Comunitária (SOCFIC) ficou marcado pela intervenção de personalidades do setor da Saúde durante a sessão de abertura. Entre eles, destacam-se o presidente do INFARMED, Rui Santos Ivo; o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe; e a presidente da ANF, Ema Paulino; bem como o presidente da SOCFIC, Jesús Gómez; o presidente do Congresso, Carlos Maurício Barbosa; Alberto Machado, vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia da República; e Jaime Melancia, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo.
«Vivemos tempos de transformação profunda no setor da saúde, em que a articulação entre os diferentes níveis de cuidados e a valorização da proximidade são pilares essenciais para garantir uma resposta eficaz, equitativa e centrada na pessoa», constatou a presidente da ANF durante o seu discurso, afirmando que o tema do congresso é «particularmente oportuno».
Identificando a SOCFIC como um espaço que se afirma cada vez mais como «um dos mais relevantes fóruns de reflexão sobre o futuro dos cuidados farmacêuticos integrados», Ema Paulino defendeu a importância do contacto internacional. «Os desafios que enfrentamos nas farmácias comunitárias são muitas vezes comuns e é neste encontro de perspetivas que descobrimos caminhos para responder melhor às necessidades das populações», afirmou.
Este vai ser um importante momento de reflexão sobre a Farmácia Comunitária, e a sua relevância atual e futura nos sistemas de saúde, bem como de partilha de experiências entre farmacêuticos ibero-americanos.
Ao longo do congresso, as sedes das duas instituições vão receber mais de duas dezenas de sessões, entre conferências, mesas-redondas, workshops, e sessões paralelas e plenárias.
Consulte o programa completo, aqui.