Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

21km de vento no rosto

Mafalda Ribeiro está a preparar-se para a meia-maratona de Barcelona. A osteogénese imperfeita não a impede de correr.​

Texto de Carina Machado

Começou com uma mini-maratona em Lisboa. Conta que sempre sonhara sentir «a impossível» sensação da velocidade e do vento a bater-lhe na cara. Fê-lo com um amigo. Inspiraram-se no filme “Com todas as nossas forças”, do realizador Nils Tavernier, baseado na história verídica de um pai que completa com o filho de 17 anos, com paralisia cerebral e confinado a uma cadeira de rodas, a mais dura das competições desportivas, conhecida por Ironman (homem de ferro). «Incitei o Jaume, a brincar, e a resposta apanhou-me totalmente de surpresa, porque não foi um não. Foi um muito sério: “Nem penses, nado pessimamente. Quanto muito, uma corrida”». 

Assim se lançaram na busca de uma prova adequada e de apoios para adquirir uma cadeira adaptada. Escolheram uma corrida de 10km em Lisboa e começaram a treinar. Logo aí Mafalda percebeu algo extraordinário: «O Jaume corria e empurrava a minha cadeira, mas quem tinha cãibras nas pernas era eu!». A cabeça humana, assevera, é uma coisa fantástica, porque depois dos treinos sentia-se sempre mais leve, melhor das suas «dorzinhas». Tudo psicossomático. 


Mas Mafalda sabe que pisou o risco. Sabe que, dada a sua fragilidade, bastava a trepidação provocada pela calçada para sofrer fracturas ósseas. «É preciso confiar absolutamente em quem nos conduz e ter uma noção profunda de que, na vida, precisamos mesmo uns dos outros». Por isso, quando cortou a meta, a primeira coisa que fez foi agradecer a Jaume. «E ele a primeira coisa que me disse foi: “Não percebeste mesmo nada! Não fui eu que te empurrei, foste tu que me puxaste”». 

A experiência deu frutos: dela nasceu o projecto “Se não podes andar, corre”, uma palestra motivacional dirigida à população em idade escolar onde o Jaume também participa. 

Entretanto, a dupla encontra-se já a preparar a participação na meia-maratona de Barcelona, em Fevereiro do próximo ano. Jaume já está no ginásio. Frequentam os dois o nutricionista. Logo que a nova cadeira esteja pronta, os passeios ribeirinhos voltarão a lembrar-se do seu ritmo compassado. Desta feita serão 21km. Mafalda não se deixa parar.​​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.