Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

"La farmacia" do Papa

​​​​​​​​​​Antiga farmácia que cuidava da família Bergoglio é hoje um café.

Texto de Rita Leça, enviada especial a Buenos Aires • Foto de Paola Gallarato

«Esta era a farmácia da família Bergoglio», conta José Maria Acosta, 62 anos, morador do bairro Flores quando era criança, o mesmo onde Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, viveu a sua juventude.

José Maria Acosta já não conheceu o Papa, e também já não vive neste bairro, situado em Buenos Aires, Argentina. Mas conhece como ninguém as histórias do local. «Venho aqui muitas vezes para recordar a minha infância», confessa, apesar de o bairro já não ser o que era.

A antiga farmácia, situada na Avenida Directorio, uma das ruas principais do bairro, é prova dessa mudança. «Antes, esta avenida era de dois sentidos e havia muito comércio. Hoje, nem tanto», lembra Silvia Torre, dona da imobiliária mais antiga do bairro Flores, a Odon Torre Propriedade e Hijo.

Os donos do agora café mantiveram o nome La Farmacia e, no interior, é possível descobrir, entre fotografias de personalidades famosas, dezenas de frascos onde antes foram guardadas poções para curar inúmeros males, bem como cartazes publicitários de meados do século passado.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.