Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Mercado dos genéricos tem de crescer»

​​​​​​​​​​​​​​​​​As farmácias vão gerar mais poupança do que estava previsto e contribuir para melhorar a vida dos portugueses.

Texto de Carlos Enes • Foto de Pedro Loureiro

​RFP - Em cada dez comprimidos, nas moléculas sem patente protegida, sete já são genéricos. Acredita que é possível chegar ao oitavo e por aí acima?
PCD - Eu acredito que, como sempre, nós, como rede, vamos superar as expectativas. Ou seja, vamos gerar mais poupança ainda do que está previsto e contribuir para melhorar a vida dos portugueses, garantindo-lhes o acesso a medicamentos iguais mas mais baratos.

RFP - Como será isso possível, se a farmácia média já regista 10.000 euros de prejuízo com a dispensa de medicamentos comparticipados?
PCD - Temos de perceber que, mais cedo ou mais tarde, o medicamento genérico tem um efeito positivo na consolidação global da despesa com medicamentos. Se não se gerar esse efeito, também não vão entrar novos medicamentos e as farmácias não vão poder ter uma nova remuneração noutros produtos e noutros serviços.

 


RFP - O novo regime de incentivos é justo?​​​
PCD - Se há entidade que sempre apoiou o desenvolvimento do mercado dos genéricos foram as farmácias. O novo regime vem finalmente compensar parcialmente as farmácias e incentivá-las a fazer ainda melhor.
​​
RFP - Parcialmente?​​
PCD - De acordo com os nossos estudos e os do INFARMED, 39 cêntimos seria o valor justo. Um dia faremos a história do processo negocial, da razão pela qual são 35 e não 39. Importante é o nosso compromisso: o mercado dos genéricos tem de crescer.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.