Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Muita gente me diz que a Cáritas ajuda quem não precisa»

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Em Portugal atacam-se os pobres ao invés de se atacar a pobreza, e Eugénio Fonseca tem histórias que o comprovam.

Texto de Carina Machado e Maria Jorge Costa • Foto de Pedro Loureiro

​Muitas das denúncias que chegam à Cáritas são a alertar para pessoas que, apesar de estarem a ser ajudadas, vão ao café tomar o pequeno-almoço. A revelação é do presidente da instituição, que diz que, apesar de não defender o comportamento, o consegue compreender. «No café juntam-se aqueles que vivem bem e eu, pobre, sou gente, também tenho importância. Tomar um galão e uma torrada no café é algo que me dá notoriedade!». Esta «tendência natural» é, no fundo, um gesto de afirmação, de identidade.
Mas à Cáritas também chega a crítica contrária: o julgamento do orgulho. 
Eugénio Fonseca conta, a propósito, a história de um rapaz que lhe foi trazida por terceiros. «Os pais abandonaram-no em criança, alguém o acolheu e está, agora, em vias de acabar o curso. Falta-lhe completar o estágio, onde come a única refeição do dia». Eugénio diz que as pessoas que lhe expuseram o caso aconselharam o rapaz a ir à Cáritas, para comer à noite, mas este ter-se-á sempre negado. ”Só quero aquilo que conquisto”, responde sempre. 
E quem o ouve julga, às tantas, que há ali uma “paranóiazita qualquer”. Não é nada disso. Às vezes há só um sentido profundo de humilhação por ter de se buscar o que nos é dado e não se sente como nosso». 

 Para o responsável da Cáritas Portuguesa, este caso mostra também o lado paternalista da sociedade perante os mais necessitados.

 «A verdade é que, muitas vezes, prestamos auxílio em contextos que não ajudam à promoção da dignidade das pessoas». 

 Esse é, assume, um dos grandes motivos pelo qual valoriza tanto o Programa Abem. «É uma iniciativa de uma importância extraordinária, porque permite às pessoas irem a qualquer farmácia, aceder sem custos aos medicamentos prescritos, sem precisarem de se expor. Só quem está para lá do balcão sabe a condição de beneficiário daquela pessoa». 

​​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.