Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Nem uma vacina desperdiçada

Em Arraiolos, a população acorreu à Farmácia Vieira para a vacinação dupla contra a gripe e a COVID-19.

Texto de Telma Rocheta | WL Partners | Fotografia de Pedro Loureiro

Idália Borda d’Água não poupa elogios à Farmácia Vieira e ao responsável pela administração das vacinas. «O doutor é impecável, nem se sente a agulha», conta a natural de Arraiolos, de 76 anos. Desde que é possível fazer a vacinação na farmácia, nunca mais foi ao centro de saúde, preferindo «as mãos de ouro» de David Travassos, há dois anos diretor técnico da Farmácia Vieira, em Arraiolos. Esta foi a única farmácia do concelho a participar na Campanha de Vacinação Sazonal do outono-inverno 2023-2024 contra a gripe e a COVID-19.

Na Farmácia Vieira já se administravam vacinas contra a gripe a pessoas com receita médica, bem como diversos tipos de injetáveis. Mas juntar a vacina contra a COVID-19, o que aconteceu no passado outono pela primeira vez, aumentou a complexidade da campanha. «As vacinas da gripe são unitárias, por isso podem ser marcadas a qualquer altura. Com a vacina da COVID-19 era mais difícil, porque cada frasco dá para seis pessoas», explica David Travassos. Mesmo assim, a equipa pode orgulhar-se de «não ter desperdiçado uma única vacina».

O facto de ser uma terra pequena, onde todos se conhecem, ajudou: «Quando havia pessoas que faltavam ou que chegavam aqui e não estavam abrangidas e não podíamos fazer a administração, contactávamos pessoas que estavam marcadas para os dias seguintes». Os farmacêuticos chegavam a ir bater à porta de clientes ou a lojas, para colmatar a falta, uma vez que cada frasco tem de ser imediatamente usado. «Faz diferença estarmos no Alentejo», considera o farmacêutico, natural de Estremoz, mas a viver nesta pequena vila. Quanto à habilidade para vacinar sem dor, refere que não tem poderes especiais: «Acho que é porque consigo fazer com que as pessoas estejam descontraídas e vou falando com elas».

Lúcia Sousa, formada em Ciências Farmacêuticas e membro da família proprietária desta e de outras farmácias no Alentejo, ficou muito satisfeita com a experiência: «Foi muito agradável, até porque houve um maior contacto com o público». Para os utentes, que se sentem mais acompanhados por profissionais que conhecem, entende que «é uma mais-valia em saúde». Ao mesmo tempo, «foi exigente», recorda, «também porque o espaço é reduzido e tinha de haver uma coordenação da equipa», para haver o período de espera obrigatório para despistar efeitos adversos.

Durante a campanha de vacinação foram administradas nesta farmácia mais de 1.700 vacinas, das quais entre 700 e 800 contra a COVID–19. A proprietária da Farmácia Vieira considera que o mais difícil foi o mês de outubro, quando foram aplicadas mais de metade das vacinas, ha- vendo por isso grande afluência.

Liberdade Capacho, de 80 anos, nasceu em Arraiolos, mas passou a sua vida ativa, dos 20 aos 60 anos, em Lisboa, onde trabalhou como enfermeira veterinária. Fazia todos os trabalhos pesados, recorda: «De manhã estava no bloco porque ajudava o meu patrão a operar. Ossos também era comigo». É uma das utentes frequentes da Farmácia Vieira, onde a sua história de vida e boa-disposição são bem conhecidas. A antiga enfermeira veterinária já costumava vacinar-se aqui.

Em 2023, pela primeira vez, fez as duas vacinas – contra a gripe e a COVID–19 – na mesma ocasião. «Prefiro vir à farmácia porque fica mais perto de casa e nunca tive problemas. Marco a hora e pronto», explica. Também o marido foi vacinado na Farmácia Vieira, embora tivesse vindo de ambulância por ser um doente oncológico que «agora está muito débil». Mesmo assim, é mais confortável deslocar-se à farmácia próxima de casa.

David Travassos salienta que para as pessoas é «muito mais fácil ir à farmácia do que ao centro de saúde, onde só vão quando precisam de uma consulta». Além do mais, diz, a farmácia conseguiu «divulgar bem a vacinação», precisamente por causa desse contacto próximo, e pelo efeito "bola de neve" em que as pessoas ficavam satisfeitas, recomendavam a outras e levavam os familiares.​​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.