Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Nunca o MONAF fez tanto sentido como hoje»

​​​​​À conversa com João Silveira, sobre a sustentabilidade da Segurança Social. 

Texto de Carina Machado • Foto de Pedro Loureiro

​O Montepio da Farmácia é um projecto mutualista com mais de 30 anos. Nasceu na ANF, em 1985, fruto da vontade dos farmacêuticos de acautelarem o seu futuro e o das suas famílias em matéria de previdência e de apoio financeiro. Porém, segundo acredita o seu presidente, João Silveira, nunca o MONAF fez tanto sentido como hoje.

«Sabia que, dentro de 15 anos, as pessoas com 18 anos serão metade das que vão fazer 66? Não sou eu que digo, é um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos», aponta. A principal consequência é o facto de que, nessa altura, estarão a aposentar-se o dobro daqueles a chegar ao mercado de trabalho e que, supostamente, irão suportar a reforma dos primeiros. 

«Não é possível que não haja uma revolução social!», vaticina. «Os jovens irão revoltar-se por terem de ser eles a aguentar todo o esforço, e os mais velhos porque descontaram X e acham que têm direito a esse valor. O qual nunca alcançarão, primeiro porque ele não existirá, e depois porque, apesar de nunca ninguém se ter dado ao trabalho de explicar, temos um sistema de repartição e não de capitalização». 


*Ascendentes e descendentes em 1.º grau
**Desde 4,67€, tornando como exemplo um Plano I, para​​​​ 18 anos de idade e 70 anos de aposentadoria

A sustentabilidade do sistema de Segurança Social nunca foi tão questionada. Mas, «curiosamente, há 30 anos debatíamos a necessidade de garantir o futuro, no sentido da complementaridade das nossas reformas, de modo a termos mais qualidade de vida, mais segurança, e hoje a sociedade parece arredada deste valor, está mais imediatista, mais concentrada no curto prazo». 

João Silveira não tem dúvidas: é premente os jovens precaverem o futuro, colocarem algum dinheiro de parte num plano de previdência. «Temos de ser responsáveis pelo nosso próprio amanhã. Isso significa começar a semear, pode ser um pouco de cada vez, mas tem de ser já». 

O MONAF nasceu corporativo: só para farmacêuticos. Entretanto, tem vindo a alargar-se a um público mais vasto. «Considerou-se, a dada altura, que era fundamental incluir nesta perspectiva primeiro a família dos farmacêuticos e dos proprietários e, mais recentemente, todos os colaboradores técnicos e não técnicos das farmácias portuguesas. Hoje podemos dizer que criámos um sistema de previdência da farmácia». E a adesão tem sido positiva: metade dos novos associados do ano passado são familiares ou colaboradores. 

As pessoas estão satisfeitas com o MONAF, confiam nele, defende, alegando que foi possível perceber bem isso na fase mais aguda da crise: «foi pouco o capital levantado, o que foi, foi de curto prazo, e parte significativa voltou a ser reaplicada logo que houve sinais de melhoria», revela. «Mas também é preciso dizer que o MONAF sempre deu razões para isso. Sempre cumpriu os compromissos assumidos com os associados, nunca falhou um cêntimo sequer, e sempre que eles precisaram, esteve ao lado deles». ​


*Para um capital de 250€, a um prazo de 25 anos de idade de subscrição de 18 anos

O responsável garante que toda a gestão da instituição é feita de forma equilibrada. Houve anos melhores e piores em termos de rentabilidade dos investimentos, mas «por se tratar de um projecto a longo prazo, é sustentável pela base», sublinha o presidente, para o qual a forma como o MONAF aplica os seus activos é outra mais-valia para o sector: «O MONAF é um investidor institucional, apoia o desenvolvimento de algumas empresas no universo farmacêutico».  

Hoje, o Montepio da Farmácia está posicionado no plano previdencial de capitalização a médio e longo prazo. «No nosso sistema, o que puser no MONAF é o que vai receber, mais a rentabilidade alcançada». Há já 825 associados a receber rendas vitalícias que, em 2016, representaram quase 3 milhões e 800 mil euros. «É bonito!», observa João Silveira, com uma nota de objectivo alcançado no tom da voz. 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.