Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Odette Ferreira chegou para ficar

​​​​​​​​​Nova ala do Museu da Farmácia e espólio fotográfico do Arquivo Histórico das Farmácias homenageiam a cientista.

Texto de Sandra Costa

​No Dia Mundial de Luta Contra a Sida (1 de Dezembro), o Museu da Farmácia e o Arquivo Histórico das Farmácias evocam Odette Ferreira (1925-2018), personalidade cujo nome está indelevelmente ligado à história do combate à doença. Responsável pela descoberta do vírus VIH/sida de tipo 2 e pelo estudo das bactérias hospitalares, a docente e cientista portuguesa foi também coordenadora da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS), entre 1992 e 2000.

A nova ala, que integrará a exposição permanente do Museu da Farmácia Lisboa, está dividida em três núcleos: “Uma Mulher Imparável”, onde se apresenta o núcleo biográfico; “A descoberta”, com destaque para o vírus da sida tipo 2; e “Muito para além da Ciência”, que retrata o tempo na CNLCS e no Programa Troca de Seringas.



«O novo espaço traduz a intenção do Museu da Farmácia de partilhar e perpetuar o singular percurso de uma mulher e cientista de excepção, que se destacou pela sua coragem, persistência e espírito de missão, que contribuiu para ​a construção de um futuro melhor», afirma João Neto, director do Museu da Farmácia.

O visitante ficará a conhecer um conjunto de objectos pessoais, como o caderno de apontamentos e o microscópio utilizado por Odette Ferreira na descoberta do vírus da sida tipo 2. O novo espaço revela ainda o seu lado solidário na constante luta contra a marginalização dos infectados e os gestos, sempre ousados, de dedicação à causa pública, seja enquanto coordenadora da CNLCS, seja na parceria com a Associação Nacional das Farmácias (ANF), através da implementação do Programa Troca de Seringas – “Diz não a uma Seringa em 2.​ª mão”.



No mesmo dia, o Arquivo Histórico das Farmácias torna acessível online, através do website www.arquivofarmacias.pt​, um conjunto de fotografias de Odette Ferreira, das mais pessoais e de âmbito familiar às associadas às diversas funções desempenhadas ao longo da carreira, que lhe valeram o reconhecimento pela comunidade científica e condecorações em Portugal, França e Espanha. Trata-se do primeiro passo para a constituição do Fundo Fotográfico Odette Ferreira, extraído do vasto espólio doado à ANF, que ​progressivamente será enriquecido com mais fotografias, slides e negativos guardados ao longo da sua vida.

 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.