Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

O outro lado da pandemia

Enfermeira retrata em livro o dia-a-dia de uma unidade de cuidados intensivos.​

Texto de Vera Pimenta

​“O Outro Lado da Pandemia: o que se vive para lá dos Cuidados Intensivos” é o título do liv​ro​ lançado em Março por Marli Lopo Vitorino, enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Santa Maria, em Lisboa.

A obra, que reúne um conjunto de poemas escritos e ilustrados pela autora, retrata o quotidiano dos profissionais de saúde que diariamente cuidam dos doentes em estado crítico devido à infecção por SARS-CoV2.

Segundo a autora, o primeiro esboço surgiu em Março de 2020, altura em que a unidade onde trabalha passou a dedicar-se exclusivamente à COVID-19. «De um dia para o outro fomos desafiados a recolher os medos e a enfrentar os riscos», recorda Marli. «São desenhos e reflexões que expressam o que eu vi e senti».

Com a aproximação do Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra a 12 de Maio, a enfermeira, natural da Lourinhã, convida os portugueses a conhecer um lado mais discreto da pandemia, na perspectiva dos doentes, das famílias e dos profissionais de saúde.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.