Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Os tratadores

​​​​​​​​​​O Instituto de História Contemporânea coordena o arquivo.

Texto de Paulo Martins • Foto de Pedro Loureiro

Se integrassem o corpo de funcionários especializados de um zoológico, teriam com propriedade direito à categoria de tratadores. Como constituem a equipa do projecto de digitalização do arquivo histórico da Associação Nacional das Farmácias (ANF), designado Elephante, será mais correcto adquirirem o estatuto de “cuidadores”. A cada um cabe uma dimensão, nessa tarefa conjunta de consolidação do projecto.


Marta Silva vai fazer uma monografia sobre o Grémio Nacional das Farmácias

No quadro de uma parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Marta Silva, bolseira, mestre em História Moderna e Contemporânea, concentra-se na produção de uma monografia sobre o extinto Grémio Nacional das Farmácias. O vasto espólio documental que a investigadora pode pesquisar permitirá, por certo, fazer luz acerca do papel do organismo antecessor da ANF, bem como da evolução do sector farmacêutico sob a Ditadura.


João Mendes e Ricardo Martins são os arquivistas do Elephante 


João Mendes e Ricardo Martins, ambos bolseiros, são os arquivistas da equipa. Cabe-lhes a minuciosa sistematização do material, que se encontra disperso. O processo de digitalização, necessariamente revestido de cuidados técnicos, está a cargo de Manuel Raposeiro. Nesta fase de amadurecimento do projecto, foi atribuída prioridade à digitalização de toda a colecção da revista Farmácia Portuguesa, para disponibilização pública.


Manuel Raposeiro tem a seu cargo a digitalização do arquivo

O coordenador editorial do Elephante é o jornalista Paulo Martins. Este professor universitário e investigador de Jornalismo escreveu, com Carina Machado, o livro “Uma História das Farmácias” (Tinta da China, 2015). No decurso desse projecto, investigou e procedeu à sistematização dos principais factos da História das farmácias no período democrático, assim como dos acontecimentos que ditaram a transição do Grémio Nacional das Farmácias para a Associação Nacional das Farmácias.

Esta equipa trabalha sob a coordenação científica da historiadora Ana Paula Pires e técnica da arquivista Paula Meireles.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.