Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Pensar as demências

​​​​​Associação Alzheimer Portugal reflecte sobre a doença de Alzheimer.

Texto de Sandra Costa

Daqui a 30 anos 135 milhões de pessoas em todo o mundo poderão sofrer de um tipo de demência. Quase o triplo de hoje (47,5 milhões de pessoas), segundo a Organização Mundial de Saúde. Nas demências incluem-se sintomas como perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reacções emocionais normais. 

A doença de Alzheimer representa 60 a 70 por cento de todos os casos de demência, diz a OMS, e atinge sobretudo pessoas com mais de 65 anos mas pode ocorrer nos mais jovens, a partir dos 40 anos.

No 30º aniversário, a associação Alzheimer Portugal reflecte sobre esta doença degenerativa que afecta 182 mil pessoas em Portugal. «Uma Visão Holística sobre as Demências» é o tema da conferência marcada para 22 e 23 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Partilhar conhecimento, experiências e boas práticas, discutir as políticas e promover os direitos das pessoas com demência são os objectivos.

Está confirmada a presença da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e, a confirmar, da ministra da Saúde, Marta Temido. Também presentes vão estar Helen Rocheford Brennan, Presidente do Grupo de Trabalho de Pessoas com Demência da Alzheimer Europe; António Leuschner, Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental; Maria João Almeida, Directora da Unidade de Intervenção Social do Instituto da Segurança Social; e Humberto Santos, Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação; entre outros.

Consulte o programa AQUI​.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.