Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Petição em França alerta cidadãos para risco de enfraquecimento da rede de farmácias

A petição lançada pelos representantes dos farmacêuticos franceses já ultrapassa as 65 mil assinaturas.

Texto de Ana Rita Cunha

 

«Não aos desertos farmacêuticos!».

Os representantes dos farmacêuticos em França - a Fédération des Syndicats Pharmaceutiques de France (FSPF) e a Union des Syndicats de Pharmaciens d'Officine (USPO) - lançaram uma petição, que visa alertar os cidadãos para «o perigo que corre a rede de farmácias» comunitárias no país, bem como consciencializá-los para as consequências na sua jornada de saúde.

«Menos farmácias, menos cuidados, menos acompanhamento: a sua saúde está em perigo», explicam, apelando à participação na petição pela saúde de cada um.

A petição, que conta já com mais de 65 mil assinaturas, surge num momento em que cada vez mais farmácias fecham todos os anos em França. Uma em cada três farmácias no país está hoje em situação de fragilidade e, consequentemente, em risco de encerrar.

Os farmacêuticos franceses denunciam as políticas de saúde que não favorecem a manutenção da rede de farmácias comunitárias e dos cuidados de saúde de proximidade, explicando que o encerramento de uma farmácia não se traduz apenas no acesso restrito aos medicamentos.

Pelo contrário, o encerramento de uma farmácia comunitária significa o desaparecimento de um aliado essencial no que toca à jornada de saúde das pessoas, com um papel relevante no aconselhamento, prevenção da doença, rastreio e acompanhamento dos doentes crónicos.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.