Presidente do Governo Regional dos Açores enfatiza «função insubstituível» das farmácias
Uma delegação da ANF foi recebida por José Manuel Bolieiro no Palácio de Sant'Ana.
Texto de Ana Rita Cunha
As farmácias comunitárias desempenham um papel fundamental no acesso da população aos cuidados de saúde e a Região Autónoma dos Açores é um claro exemplo disso.
«Em ilhas onde não existem hospitais e em que as condições meteorológicas podem condicionar a deslocação dos utentes, as farmácias assumem uma função absolutamente insubstituível: são as únicas portas de entrada no Serviço Regional de Saúde», afirmou o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, durante uma visita institucional da ANF.
O encontro teve lugar na residência oficial do presidente do Governo Regional, o Palácio de Sant'Ana, no dia 26 de setembro. A Associação fez-se representar por uma delegação composta pelo vice-presidente Paulo Fernandes; pela presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 Anos da ANF, Maria da Luz Sequeira; e pelos delegados regionais.
A visita institucional marcou o início de um fim de semana comemorativo dos 50 anos da ANF na Região Autónoma dos Açores, no âmbito do ciclo de conferências “Farmácia e comunidade: 50 anos de construção”, uma iniciativa inserida nas comemorações deste marco.
«É um orgulho para os Açores contar com 53 farmácias, com um rácio de uma farmácia por cada 4.500 açorianos. Em cada ilha, município e freguesia, estas farmácias fazem um enorme esforço para garantir um serviço de proximidade, tantas vezes representando o primeiro contacto de segurança e confiança para o tratamento da saúde dos cidadãos», sublinhou José Manuel Bolieiro.