Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Presidente defende rede de farmácias

​​​​​​​Marcelo quer manter serviços farmacêuticos em todo o território.

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Miguel Ribeiro Fernandes

 

O Presidente da República defende o regime em vigor para a instalação de farmácias. «Ainda bem que há um sistema que permite que haja farmácias distribuídas por todo o território», sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, em Lajeosa do Dão. 

A instalação de farmácias depende de alvará do Estado. O Presidente é contra qualquer iniciativa no sentido de liberalizar a instalação. «Se fossem deixadas apenas à lógica do lucro, provavelmente as farmácias concentravam-se todas num sítio onde o lucro era mais elevado e acabavam por se matar numa concorrência feroz, não sei quantas na mesma rua», explicou o Presidente da República.

De acordo com a legislação, deve haver uma farmácia por cada 3.500 habitantes. Na realidade, no Interior do país há farmácias a servir populações de menos de 2.000 habitantes. O Presidente mostrou-se sensível ao risco da concentração de farmácias para a saúde das populações que vivem mais isoladas, no Interior.

«Devemos às farmácias um serviço público, de proximidade, de conhecimento de cada pessoa, da sua vida, dos seus problemas. Isso é insubstituível», sublinhou o chefe de Estado, apontando como «um exemplo» a actuação da Farmácia da Lajeosa, que ardeu nos incêndios de Outubro de 2017 e retomou o serviço menos de 24 horas depois.

Desde o ano 2000, fecharam 75% das escolas primárias, 70% das urgências básicas, metade das extensões dos centros de saúde e mais de um terço dos postos de correio. As farmácias são uma excepção à tendência da concentração de serviços. Apesar da crise e das medidas de austeridade, desde 2010 fecharam 165 farmácias e abriram 275.


Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.