Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Prevenção dos incêndios

​​​O prazo dado pelo Governo às autarquias é impossível para limpeza das florestas.

Texto de Maria Jorge Costa • Foto de Pedro Loureiro

O Governo pôs em prática a legislação de prevenção de incêndios mas o presidente da Câmara de Loures alija responsabilidades, devolvendo ao Governo eventuais críticas se alguma coisa correr mal. Porque não há meios materiais e financeiros para as autarquias conseguirem fazer o trabalho a tempo.

«Os proprietários têm que limpar até 31 de Março e depois nós temos que, entre o fim de Março e o fim de Maio, notificá-los para a limpeza, se não cumprirem, dando-lhes um mês para isso, e depois limpar se eles não o tiverem feito entretanto. Isto é absolutamente impossível. Absolutamente impossível. E toda a gente sabe», garante Bernardino Soares.

A opção em Loures passará por estabelecer prioridades. À cabeça estará a limpeza em volta dos aglomerados populacionais em que o risco seja maior com o tipo de vegetação e a acessibilidade dos bombeiros. O autarca afirma que duplicaram os recursos alocados mas, mesmo assim, a Câmara não irá conseguir fazer a maior parte exigida por lei, «porque é impossível. É impossível. Eu acho que isto tem que ser dito com toda a clareza, porque nós não vemos da parte do Estado, da administração central, um grande progresso na resposta a esta circunstância, mas vemos um grande empenhamento em dar a ideia de que os municípios passaram a ter todas as condições para fazer este trabalho». E deixa o aviso de que, se houver algum problema, o Governo vai culpar as autarquias por não terem actuado a tempo.

 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.