Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Prioridades legislativas da União Europeia debatidas no encontro anual do PGEU

O evento anual promoveu a discussão de temas relevantes para o setor farmacêutico como a escassez de medicamentos e a inteligência artificial na prática farmacêutica.

Texto de Ana Rita Cunha 

 

Os representantes das farmácias comunitárias e dos farmacêuticos da União Europeia (UE) reuniram-se em Dublin, entre os dias 10 e 11 de junho, para debater as prioridades legislativas do setor, na Assembleia Geral do PGEU. Portugal marcou presença, tendo estado representado pela ANF e pela Ordem dos Farmacêuticos.

Sob o tema “Construir uma Força Farmacêutica Resiliente para o Futuro”, o evento focou-se nas prioridades legislativas europeias, que passam por manter a saúde em primeiro plano na agenda, garantir que todas as pessoas têm acesso aos medicamentos necessários, usar a transformação digital para promover a segurança dos utentes e o progresso, e melhorar a qualidade e o acesso aos cuidados de saúde.

Neste sentido, foram debatidos temas relevantes para o setor, como a escassez de medicamentos, a inteligência artificial na prática farmacêutica e a visão para a Farmácia de 2040. «O futuro da farmácia comunitária é brilhante, com oportunidades reais e significativas para os serviços de saúde e para as farmácias em muitas frentes», assegurou a ministra da Saúde irlandesa, Jennifer Carroll MacNeill, destacando o compromisso com a valorização e modernização do setor.

Já o ministro de Estado dos Assuntos Europeus e da Defesa da Irlanda, Thomas Byrne, sublinhou o papel crucial desempenhado pelas farmácias comunitárias na definição das políticas de saúde europeias, descrevendo-as como «pilares da comunidade»

O encontro anual do PGEU contou com painéis interativos e diversos oradores, entre os quais o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, oferecendo oportunidades para a partilha de experiências e para a construção de relações profissionais.

Por parte da ANF, a delegação portuguesa foi constituída pela presidente Ema Paulino; Teresa Almeida, membro da Direção; e Manuel Talhinhas, diretor de Assuntos Político-Institucionais. Em representação da Ordem dos Farmacêuticos, estiveram presentes Helder Mota Filipe, Catarina Coelho, Diana Costa e Diogo Morim.

Mikołaj Konstanty eleito presidente do PGEU para 2026

O PGEU elegeu Mikołaj Konstanty, da Polónia, presidente do PGEU para 2026, cujo mandato inicia a 1 de janeiro.

«O próximo ano vai ser crucial para a farmácia: a revisão geral da legislação farmacêutica da UE, o Critical Medicines Act e o problema persistente da escassez de medicamentos e de mão de obra serão as nossas principais prioridades, e continuaremos a trabalhar em conjunto para encontrar soluções eficazes», antecipou.

O Grupo escolheu ainda Ly Rootslane, da Estónia, para vice-presidente em 2026. «Estou muito motivada para continuar a trabalhar, certificando-me de que os decisores políticos, os legisladores e o público em geral reconhecem o valor acrescentado que os farmacêuticos trazem à sociedade, nas áreas dos serviços farmacêuticos, do acesso aos cuidados e da proteção da saúde pública», salientou.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.