Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Projecto de detecção da diabetes arranca em Gondomar

​​​​​​​​"Diabetes: Descobrir para Prevenir" avança em farmácias do concelho, numa parceria entre a ANF e a Médis.

Texto de Sónia Balasteiro

Arrancou esta segunda-feira um projecto-piloto de luta contra a diabetes em 14 farmácias de Gondomar. Sob o mote “É possível prevenir a diabetes… E viver com ela!”, os utentes do município têm agora acesso gratuito a um rastreio na farmácia que permite sinalizar pessoas com maior risco de diabetes tipo 2.

«A diabetes é um dos maiores problemas de saúde pública do século XXI», alerta o presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Paulo Cleto Duarte. A enorme prevalência «torna urgente combater este flagelo através do diagnóstico precoce e de inovar no acompanhamento médico e farmacêutico da população em risco», defende.

Direccionado a pessoas com idade igual ou superior a 45 anos e sem diagnóstico de diabetes, o projecto-piloto "Descobrir para Prevenir" prevê que os casos de maior risco que sejam identificados tenham acesso a duas consultas médicas e exames complementares quando necessário, em prestadores da Rede Médis aderentes à iniciativa, para avaliação da sua saúde no que à diabetes diz respeito. 

Todos os participantes beneficiam ainda do acesso a informação sobre a doença e sobre estilos de vida saudáveis, como reforço da literacia em saúde e prevenção da diabetes.

«O contexto da diabetes em Portugal, com o elevado número de pessoas que afecta, agravado pelo cenário de uma população em crescente envelhecimento, torna-a num tema incontornável», refere Eduardo Consiglieri Pedroso, CEO da Médis. «Esta iniciativa de responsabilidade social visa sensibilizar e actuar, permitindo a quem participe conhecer melhor o seu estado de saúde quanto à diabetes», explica.

O projecto é financiado no âmbito da responsabilidade social pela Médis e pela ANF, não tem custos para o utente e estará disponível nas farmácias aderentes durante seis semanas.


*Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes - Edição de 2016, Sociedade Portuguesa de Diabetologia.
Médis - Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde, S.A., NIPC 503 496 944, capital social: 12.000.000€, com sede na Av. Dr. Mário Soares, Tagus Park, Ed. 10, 2744-001 Porto Salvo.
Associação Nacional de Farmácias, NIPC 500885494, com sede na Rua Marechal Saldanha nº 1, 1249-069 Lisboa.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.