Protocolo entre ANF e o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove acesso a vacinação a doentes oncológicos
A parceria insere-se na estratégia da ANF de reforçar o papel das farmácias como parceiras de saúde em proximidade.
Texto de Ana Rita Cunha
A ANF e o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM-LPCC) assinaram esta quarta-feira um protocolo de colaboração que garante o acesso comparticipado a vacinas, suplementos alimentares e serviços de administração de vacinas, diretamente nas farmácias aderentes, a doentes oncológicos e a outras pessoas referenciadas pelo NRM-LPCC.
O protocolo, assinado na sede da Liga, consolida o papel das farmácias comunitárias como parceiras de proximidade do ecossistema de saúde, promovendo uma maior equidade no acesso e assegurando a continuidade dos cuidados na Região Autónoma da Madeira.
«Pretendemos levar às farmácias o maior número de serviços e prestação de cuidados para os nossos utentes», sublinhou Miguel Samora, membro da Direção da ANF.
Na assinatura do protocolo esteve presente o presidente da Direção do NRM-LPCC, Ricardo Sousa. Por parte da ANF, além de Miguel Samora, marcaram presença os Delegados Regionais da Estrutura Associativa Carlos Delgado e Joana Gonçalves, e Elodie Cabete.