Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Renovação da terapêutica na farmácia arranca hoje

​​​​​Farmacêuticos passam a poder dispensar o número de embalagens de medicamentos necessário para cada dois meses de tratamento.​

As pessoas que vivem com doença crónica podem, a partir de hoje, dirigir-se diretamente à farmácia comunitária para levantar a sua medicação, sem necessidade de renovar a prescrição no centro de saúde, durante um ano. 

A medida foi anunciada esta manhã, num evento que contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, e da presidente da ANF, Ema Paulino.



Os farmacêuticos vão poder consultar o histórico de prescrições e dispensas ao utente, e comunicar com o médico prescritor através de um canal digital.

O farmacêutico passa também a poder dispensar o número de embalagens de medicamentos necessário para cada dois meses de tratamento, em vez de duas embalagens por mês, e o processo repete-se sucessivamente durante um ano

Para a presidente da ANF «a simplificação da jornada de saúde vem melhorar o dia a dia de milhares de pessoas que vivem com doença crónica, permitindo poupanças de tempo e recursos, e ganhos significativos para a sua qualidade de vida, pela comodidade, confiança e proximidade da farmácia comunitária. Através do acesso ao histórico de prescrições e dispensas dos utentes e do envio de notas terapêuticas entre os farmacêuticos e os médicos, será possível melhorar a intervenção e acompanhamento profissional do farmacêutico, promovendo a adesão à terapêutica e os resultados em saúde. Este é mais um passo na consolidação do caminho de cooperação entre as farmácias e o SNS em prol da saúde pública».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.