Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Resistência aos antibióticos põe em risco qualidade dos cuidados de saúde

​​​​​​​Alerta foi feito pelo secretário-geral das​ Nações Unidas.

Texto de Pedro Veiga

«Uma ameaça fundamental» que «tornará mais difícil, senão impossível, garantir uma oferta de cuidados de saúde universal e de qualidade». Foi nestes termos que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, descreveu os riscos associados ao crescimento das infecções com bactérias resistentes aos antibióticos.

«É algo que irá minar a produção sustentável de comida e colocar em causa os objectivos de desenvolvimento», afirmou Ban Ki-Moon, durante a primeira reunião dos membros da Assembleia-Geral das Nações Unidas dedicada ao tema da resistência antimicrobiana.

No mesmo encontro, o secretário de Estado da Saúde português, Manuel Delgado, enfatizou a necessidade de haver um esforço para melhorar a «literacia do cidadão para o uso correcto dos antibióticos». O governante sublinhou, no entanto, o percurso positivo que Portugal tem vindo a percorrer, já que «o consumo de antibióticos em Portugal situou-se, durante anos, acima dos valores médios europeus (...). Esse consumo registou uma redução de 14,1% entre 2011 e 2014, tendência mantida até ao presente».

Ouça as declarações de Manuel Delgado aqui​.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.