Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Tecnologia está a revolucionar a saúde

​​​​​​​​​As novas tecnologias estão a mudar o conhecimento e o sentimento de controlo que temos sobre a saúde, e podem ajudar a viver de forma mais saudável. 

Texto de Sandra Costa • Foto de Alexandre Vaz

Falta saber qual é o papel dos agentes tradicionais da saúde, como as farmácias, neste novo paradigma. A IA, entendida como Inteligência Aumentada, pode «auxiliar os profissionais de saúde a seleccionar informação relevante sobre a saúde dos doentes e ajudá-los a tomar as melhores decisões», defendeu Tina Moen. É possível - e a IBM Watson Health está a fazê-lo - programar computadores para pegar em informação vasta e dispersa, desde dados médicos, genéticos, de contexto (ambiental, climatérico e relacional) e hábitos de vida, e «traduzir big data em valor».

O acesso à informação sobre saúde está ao dispor de cada um. Com a Internet e o auxílio a centenas de apps sobre saúde, é possível dar nome a sintomas, perceber doenças e monitorizar a saúde, desde as horas de sono às calorias gastas diariamente. No seu desejo de saber mais sobre a saúde, as pessoas estão dispostas a partilhar dados pessoais, o que se traduz num manancial de informação útil para oferecer novos serviços de saúde online. 

Com base nos estudos de mercado realizados pela Havas, o CEO Pedro Graça traçou o cenário deste novo paradigma sobre a saúde. As startups tecnológicas ganham espaço como parceiros de saúde e os tradicionais arriscam-se a perder relevância. A resposta das farmácias tem de passar por manter a tradicional abertura à tecnologia e reforçar a sua característica diferenciadora, a relação humana com os clientes. «As farmácias ouvem-nos e aconselham-nos e essa é a sua maior força».

Suzete Costa, gestora do projecto USFarmácia, corroborou: «No futuro, o conhecimento, permanente e suportado em evidência, sobre novas terapêuticas e medicamentos, é a base de tudo». As farmácias têm de usar a «autoridade do conhecimento, no bom sentido», para gerar confiança e criar relação com os utentes, chegando às suas casas. «O futuro é muito bom para as farmácias, a rede de proximidade, se soubermos enfrentar os novos desafios», concluiu. ​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.