Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Tenho mesmo de tomar os medicamentos todos?»

​​​​​​​​​Perguntas de muitos portugueses ao balcão das farmácias tornaram óbvia a necessidade do Programa Abem.​

Texto de Carina Machado

As farmácias comunitárias inspiraram o nascimento do Programa Abem. Na génese do fundo solidário esteve a dificuldade de cada vez mais doentes em levantar integralmente as receitas médicas. As equipas das farmácias começaram a ser confrontadas com perguntas como «Destes medicamentos todos, qual é que não posso mesmo deixar de tomar?». Este drama desencadeou um alerta em rede, proveniente de farmácias de vários pontos do país. 
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_
«O Abem traz tranquilidade ao sector», declara a directora-executiva da Associação  Dignitude, promotora do projecto. O programa assenta no princípio de solidariedade, em oposição directa ao conceito de caridade. «Queremos apoiar as pessoas que não conseguem ter acesso ao medicamento por questões económicas, mas queremos fazê-lo dando-lhes condições de total dignidade», afirma ainda Maria João Toscano. 
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_
O objectivo é que quem passa por dificuldades económicas tenha acesso ao medicamento sem alterar rotinas, na farmácia que livremente escolha. Para isso, a chave é o cartão Abem. Este instrumento permitirá aos beneficiários receber uma discreta comparticipação extra em qualquer farmácia. 
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_
A directora-executiva da Dignitude está convencida de que este é um projecto que diz muito às farmácias. «Elas podem não o saber, mas estão na génese da construção do Programa Abem. Foram elas que nos relataram muitas vezes a sua apreensão com as pessoas que, por não poderem adquirir os medicamentos, lhes pediam, ao balcão, para escolher da receita o mais importante; as pessoas que tomavam dia sim, dia não, para poupar; as pessoas que, tendo doenças crónicas, descontinuavam as terapêuticas. As farmácias foram, elas próprias, durante muito tempo, a​ grande base destes utentes. Individualmente, prestavam-lhes auxílio. E quando começaram elas a sentir dificuldades económicas, uma das suas preocupações foi o que seria daquelas pessoas». Para Maria João Toscano, o Abem traz às farmácias a tranquilidade de saber que essas pessoas podem agora aceder aos instrumentos de que necessitam para manter a sua saúde.​
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_ Farmácias: adesão é progressiva
_x000D__x000A_Só no próximo ano o Programa Abem será alargado a todo o território nacional. Por enquanto, as farmácias podem aderir ao Programa Abem apenas nas regiões onde estejam a decorrer projectos-piloto. «O avanço progressivo no terreno prende-se com a construção de uma rede de parcerias. As entidades que estão no terreno a fazer acção social são ​fundamentais para que o programa funcione», esclarece Maria João Toscano. São as IPSS, misericórdias, autarquias e juntas de freguesia que fazem o levantamento de necessidades, contactam e referenciam os cidadãos na perspectiva de passarem a beneficiários do Abem. Por isso, os protocolos assinados com a União das Misericórdias Portuguesas e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade vieram aumentar muito a força do projecto. A adesão é um processo simples. Depende da activação da farmácia no sistema e da sua contribuição própria para o fundo solidário. «Fazemos uma reunião de integração. Depois disso, as farmácias passam a poder fazer o atendimento aos beneficiários», explica Maria João Toscano.​​​​_x000D__x000A_
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_ www.dignitude.org
Para saber mais sobre a Associação Dignitude e como se tornar associado, entre em www.dignitude.org. O site foi lançado no início do mês de Setembro e pretende servir de cartão de apresentação a todos os que procuram conhecer melhor a Associação, assim como as causas que defende. Faça uma visita e deixe a sua opinião.
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_
_x000D__x000A_ www.abem.pt
Fique a conhecer a missão do Programa Abem e o modo como se operacionaliza no terreno, em www.abem.pt, site que lhe permite também fazer o seu donativo para o fundo solidário.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.