Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Testes rápidos

​​​​​​As vantagens de serem feitos na farmácia.​

Texto de Carina Machado

​Desde Dezembro de 2020, altura em que integraram a Estratégia Nacional de Testes para o SARS-CoV-2, até 13 de Abril, as farmácias receberam mais de 94 mil portugueses para fazer um teste rápido ao novo coronavírus.

O serviço de realização de TRAg (testes rápidos de antigénio) pela rede de farmácias tem ajudado a identificar com maior amplitude no país os casos assintomáticos, acelerando as regras de isolamento e a consequente quebra de cadeias de transmissão do vírus.

A proximidade, conveniência e pontualidade são vantagens apontadas ao serviço das farmácias, mas para os utentes vale acima de tudo a confiança que depositam nos profissionais das farmácias. As pessoas valorizam o respeito pela biossegurança e a destreza técnica dos procedimentos, adquirida pelas equipas em treino intensivo ao longo de horas de formação. Outra das razões apontadas por quem escolhe fazer o teste nas farmácias é a garantia de que encontra o aconselhamento adequado e profissional, traduzido em orientações claras, independentemente do resultado.

MUNICÍPIOS TESTAM MASSIVAMENTE NAS FARMÁCIAS

Um número crescente de autarquias tem vindo a apostar na rede de farmácias para rastreio massivo e gratuito da COVID-19. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa assumiu na apresentação do primeiro protocolo em Portugal, no final de Março, que «as farmácias são um parceiro essencial no combate à pandemia». O programa de Lisboa permite que cada lisboeta realize dois testes por mês nas farmácias aderentes.

As condições são idênticas em Oeiras, onde o presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, justificou a opção pelas farmácias, no início de Abril, com o facto de serem próximas da população e porque «as pessoas confiam nelas».

À data de fecho desta edição, está em curso o lançamento de iniciativas do mesmo género em Odivelas e na Região Autónoma da Madeira, encontrando-se em fase de conclusão cerca de dez outras parcerias.

TESTES RÁPIDOS DE ANTIGÉNIO
  • Permitem um resultado em 15 a 30 minutos
  • Detectam proteínas específicas do SARS-CoV-2
  • Amostra recolhida por zaragatoa na área da garganta ou nariz
  • Resultado positivo deve ser confirmado por teste PCR​​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.