Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Turismo sem betão

​​​​​​​A Câmara de Loures vai construir um corredor pedonal em toda a frente ribeirinha sem construção.

Texto de Maria Jorge Costa • Foto de Pedro Loureiro

«O concelho de Loures tem 6,2 quilómetros de Tejo, que está completamente fora do acesso da população, porque há unidades industriais e sobretudo logísticas, de contentorização, que impedem esse acesso», diz Bernardino Soares. Por isso, a Câmara tem desenvolvido um projecto para construir uma estrutura palafítica em toda a zona marginal do Tejo. A opção por uma estrutura palafítica é garantir condições de protecção ambiental, evitando implantar estruturas de betão. Quando estiver concluído, o objectivo é haver um percurso ciclável de Vila Franca de Xira até ao Guincho.

Outro projecto acarinhado por Bernardino Soares é o Parque da várzea e costeiras de Loures (ou “lezíria de Loures”), ecossistema de «grande riqueza natural». Este território tem uma vertente fundamentalmente agrícola, mas constitui um conjunto «interessantíssimo a nível fluvial, lagunar e também das espécies que ali nidificam, no caso das aves, ou até habitam», explica o presidente da Câmara. Um dos exemplos dados é o de uma espécie autóctone de peixe, a boga (chamada de “boga de Lisboa”), em que uma das lagoas da Várzea é um dos últimos sítios onde ela existe actualmente. «É um ecossistema que queremos que se mantenha predominantemente agrícola, não é para construir quaisquer infra-estruturas. Estamos a melhorar as acessibilidades, os caminhos. Vamos procurar implantar pontos de descanso, de observação de aves, para procurar que essa seja também uma zona altamente valorizada pela população», afirma.

 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.