Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

ULS Oeste e ANF lançam projeto inovador de vigilância epidemiológica de vírus respiratórios

O envolvimento das farmácias comunitárias vai ser determinante para a efetivação e sucesso do projeto.

Texto de Ana Rita Cunha

 

A ULS Oeste, em colaboração com a ANF, vai lançar um sistema integrado de vigilância epidemiológica de vírus respiratórios, que será implementado e testado durante esta época outono-inverno. O envolvimento das farmácias comunitárias da região será determinante para a sua efetivação e sucesso do projeto.

A iniciativa visa aumentar e otimizar a capacidade da Saúde Pública na deteção e resposta a eventos epidémicos causados por vírus respiratórios, diminuindo a carga de doença na população e a sobrecarga do sistema de saúde. Este é um projeto inovador que irá desenhar e implementar o sistema de vigilância da atividade de vírus respiratórios nas farmácias, permitindo o aumento de volume, rapidez e representatividade da informação, integrando-o na vigilância epidemiológica realizada no âmbito do Plano de Contingência Sazonal.

O projeto foi apresentado às farmácias comunitárias da região no dia 22 de setembro, na Unidade Hospitalar de Torres Vedras da Unidade Local de Saúde do Oeste. A sessão contou com a presença da presidente da ULS Oeste, Elsa Baião; da presidente da ANF, Ema Paulino; do coordenador do Departamento de Saúde Pública e das Populações, Nuno Rodrigues; e dos representantes das farmácias comunitárias da região Oeste.​​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.