ULS Oeste e ANF lançam projeto inovador de vigilância epidemiológica de vírus respiratórios
O envolvimento das farmácias comunitárias vai ser determinante para a efetivação e sucesso do projeto.
Texto de Ana Rita Cunha
A ULS Oeste, em colaboração com a ANF, vai lançar um sistema integrado de vigilância epidemiológica de vírus respiratórios, que será implementado e testado durante esta época outono-inverno. O envolvimento das farmácias comunitárias da região será determinante para a sua efetivação e sucesso do projeto.
A iniciativa visa aumentar e otimizar a capacidade da Saúde Pública na deteção e resposta a eventos epidémicos causados por vírus respiratórios, diminuindo a carga de doença na população e a sobrecarga do sistema de saúde. Este é um projeto inovador que irá desenhar e implementar o sistema de vigilância da atividade de vírus respiratórios nas farmácias, permitindo o aumento de volume, rapidez e representatividade da informação, integrando-o na vigilância epidemiológica realizada no âmbito do Plano de Contingência Sazonal.
O projeto foi apresentado às farmácias comunitárias da região no dia 22 de setembro, na Unidade Hospitalar de Torres Vedras da Unidade Local de Saúde do Oeste. A sessão contou com a presença da presidente da ULS Oeste, Elsa Baião; da presidente da ANF, Ema Paulino; do coordenador do Departamento de Saúde Pública e das Populações, Nuno Rodrigues; e dos representantes das farmácias comunitárias da região Oeste.