Universidade de Évora lança curso sobre atividade profissional em farmácia comunitária
A iniciativa insere-se na estratégia holística em curso na ANF para criar condições para a atração, retenção e desenvolvimento do talento nas farmácias comunitárias.
Texto de Carina Machado
“Farmácia Comunitária: Da Prestação de Cuidados à Geração de Evidência em Mundo Real" é o título da primeira edição do curso de microcredencial que a Universidade de Évora (UE), em parceria com a ANF, disponibiliza aos seus estudantes de Ciências Farmacêuticas neste ano letivo.
O curso agora lançado pela UE baseia-se na atividade profissional dos farmacêuticos comunitários, e o programa procura clarificar o posicionamento das farmácias no sistema de saúde e a sua interligação com outros serviços e níveis de cuidados. Serão ainda explorados os seus papéis na promoção da saúde pública e na prestação de cuidados à população, assim como a importância da geração de evidência científica baseada na farmácia comunitária.
O curso está dividido em seis sessões temáticas, subordinadas aos seguintes temas:
- A Farmácia Comunitária no Sistema de Saúde;
- A intervenção da farmácia na deteção precoce e na gestão da doença aguda;
- Serviços Farmacêuticos na Gestão da Doença Crónica;
- Real World Data e Real World Evidence na Farmácia Comunitária;
- Segurança no uso do medicamento;
- Desafios e Oportunidades.
A iniciativa inscreve-se na estratégia holística em curso na ANF, que visa criar condições para a atração, retenção e desenvolvimento do talento nas farmácias comunitárias, e resulta do trabalho de sensibilização que tem vindo a ser feito junto da Academia para a necessidade de ajustar os currículos à realidade profissional do setor.