Vacinação contra a gripe e a COVID-19 arranca com elevada adesão nas farmácias
As farmácias têm desempenhado um papel fundamental no combate à hesitação vacinal, mostrando-se preparadas para acolher milhares de pessoas diariamente.
Texto de Marta Roquette
O arranque da vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19 ficou marcado por uma elevada afluência às farmácias comunitárias.
«Confio plenamente na minha farmacêutica e na equipa das farmácias», conta Helder Gato, um dos testemunhos de quem aproveitou o primeiro dia para se vacinar numa farmácia em proximidade. «Fui a primeira, logo às 9h! Sinto-me muito bem, gosto muito de vir aqui», partilhou com entusiasmo Alda Rodrigues, utente da Farmácia Ideal.
Além da rapidez, conveniência e segurança em todo o procedimento, as farmácias têm desempenhado um papel fundamental no combate à hesitação vacinal, mostrando-se preparadas para acolher milhares de pessoas diariamente. «As farmácias têm um papel muito importante na sensibilização e promoção da confiança associada à vacinação. Através desta proximidade conseguimos combater a hesitação vacinal», explica Raquel Ramalheira, diretora-técnica da Farmácia Ideal.
O balanço do primeiro dia confirma, assim, que as farmácias são um parceiro decisivo para garantir a proximidade e a adesão da população à vacinação sazonal, contribuindo para proteger a saúde pública. Vários órgãos de comunicação social deram eco desta realidade, sublinhando a confiança da população e a capacidade das farmácias em responder ao desafio.
Faça a sua marcação em https://agendamento.farmaciasportuguesas.pt/