Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Vacina da gripe é essencial

​​​​​​​​​​​​​Farmacêutico alerta para a importância da prevenção através da vacinação, n' "O Programa da Cristina". 

Texto de Sónia Balasteiro

Levar a vacina da gripe é essencial para evitar a propagação do vírus, que muda todos os anos, explicou o farmacêutico Pedro Ferreira n’"O Programa da Cristina". Mas não só: A gripe não é uma doença benigna. Pode trazer complicações secundárias como a pneumonia, doença letal, sobretudo entre os mais velhos. 

Pessoas com doenças crónicas, imunodeprimidas, profissionais de saúde, grávidas pessoas e com mais de 65 anos devem vacinar-se todos os anos, a partir de Outubro. 

O farmacêutico aproveitou para esclarecer que sintomas suaves a seguir à toma da vacina são absolutamente normais. «Estamos a construir as defesas que a vacina nos deu».

A toma na farmácia evita tempos de espera. As farmácias que a administram estão habilitadas a fazê-lo. A vacina está disponível a partir de 15 de Outubro. 

De acordo com inquéritos anuais estima-se que, em 2018, mais de 75% das mortes relacionadas com doenças respiratórias associadas ao vírus Influenza sejam de pessoas com 65 ou mais anos. Em Portugal, a taxa de cobertura vacinal da população idosa ainda está distante dos objetivos desejados. ​​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.