Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

VALORMED celebra 20 anos

​​​​​​​A entidade gestora já recolheu 13 mil toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos.

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Pedro Azevedo

A VALORMED - Sociedade Gestora de Resíduos de Medicamentos comemora esta sexta-feira, dia 25 de Outubro, o seu 20.º aniversário. A entidade gestora já recolheu 13 mil toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos nas farmácias, ao longo de duas décadas de actividade. Só nos últimos dez anos, a recolha aumentou 59%.

Em 2018, a VALORMED processou 1.116 toneladas de resíduos de embalagens e medicamentos de uso humano e veterinário. Em 2019, a entidade gestora antecipa recolher 1.190 toneladas de resíduos, mais 7% do que em 2018, e atingir assim uma taxa de recolha de 21,9% em relação ao potencial de resíduos colocados no mercado. No primeiro semestre do ano, foram recolhidas quase 600 toneladas.

A VALORMED evita a eliminação indevida dos medicamentos em fim de vida, reduzindo os impactos na saúde humana e no ambiente. Em 20 anos, os custos evitados na saúde humana traduziram-se em 8,1 milhões de euros poupados. O valor económico gerado na sua cadeia de fornecimento foi de 3 milhões de euros. 

Os distribuidores asseguram um sistema de logística inversa que evitou a emissão de 3.167 toneladas de CO2 para a atmosfera, o equivalente ao CO2 absorvido por 215 hectares de montado num ano.

A celebração do aniversário está marcada para as 19h, na Estufa Fria, em Lisboa, e conta com a entrega do Prémio Ambiente 2019 às farmácias portuguesas (TOP 20 + TOP Distrito + Prémio Dedicação).

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.